INSTRUÇÕES para viver uma vida
30 minutos – Público em geral
Um grupo de mulheres encontra-se quinzenalmente em Oeiras para ler em voz alta. E para rir. E para reflectir. Constroem assim este coro de leitoras subversivo.
O título do poema de Mary Oliver, Instruções para viver uma vida, deu-nos o mote que precisávamos para o tema que nos foi lançado pelo Festival Passa a Palavra, que este ano será: Narrar no feminino.
A voz das mulheres. Um coro feito de mulheres leitoras ficaria só por si, por inerência, imediatamente dentro do tema do festival, mas fomos buscar também as palavras que nos contam, que falam da nossa vida, do que experimentamos e sentimos, do que amamos e vivemos. De preferência com um sorriso. As instruções que vão passando de mães para filhas e que são tão difíceis de mudar. Queremos lutar por mudar algumas delas. Somos lutadoras mas também nos rimos muito, especialmente de nós, batalhamos mas temos braços e coração para abraçar e barrigadas de riso para dar e vender.
Vídeo
Fotos
Quem faz o quê
Guião e direcção: Cristina Paiva e Fernando Ladeira
Textos ditos por: Ana Bela Mendes, Ana Maria Banha, Ana Maria Barbosa, Ana Maria Vieira, Ana Mota Liz, Ana Pimentel, Cristina Antunes, Elizabete Silva, Guiomar Palmeiro, Irene Cardona, Lúcia Faria, Luísa Alves, Manuela Leitão, Margarida Branco, Margarida Coelho, Margarida Monteiro, Maria João Catalão, Maria José Alves, Maria Prazeres, Sandra Garcia, Sofia Felix, Sofia Soares, Susana Serrano e Vera Nunes.
Textos de: Alda do Espírito Santo, Alexandre O’Neill,l Ana Goês, Ana Paula Tavares, António Gedeão, Fernando Assis Pacheco Gloria Fuertes
Luísa Dacosta, Maria Teresa Horta, Mary Oliver, Natália Correia, Pedro da Silva Martins, Regina Guimarães, Russell Edson e Sophia de Mello Breyner Andresen