A Andante é uma companhia de teatro que se dedica exclusivamente à promoção da leitura. Desenvolvemos este trabalho há mais 20 anos nas bibliotecas públicas e escolares, nas creches e escolas, nas prisões e feiras do livro, nos encontros literários e de forma continuada com as comunidades
Uma das nossas características distintivas é construir espectáculos de teatro com textos literários não teatrais. Trabalhamos com o objectivo principal da promoção da leitura, da sedução de leitores. Pensamos que melhores leitores gerarão (em princípio) melhores cidadãos, mais responsáveis, mais críticos, mais capazes de pensar e decidir pela sua própria cabeça. E tomámos essa missão para nós. Não é que o texto dramático não pudesse servir estes propósitos mas sentimos a necessidade de ser especialmente directos. E assim, descobrimos que a poesia nos servia muito bem para revelar ao público o prazer da leitura (aí está uma utilidade da poesia, ela que tem mais inutilidades que utilidades). Porque a poesia é música, é emoção, é jogo cerebral, é imagem, é brincadeira, é jogo físico e estabelece uma rápida relação com a memória.
Este projecto tem no seu nome outra característica que nos define: ANDANTE. No dicionário, o que anda. É assim por opção nossa. Apesar de nos termos constituído perto de Lisboa (Alcochete), a capital não é o nosso palco principal. Talvez um certo espírito de “missão” e o prazer de descobrir novas realidades que pudessem enriquecer o nosso trabalho, nos tenham levado a uma opção primordialmente itinerante. Não o fazemos por circunstâncias de produção, fazemo-lo por opção.