20 minutos – público em geral
Espectáculo único, concebido para o 6º aniversário da Biblioteca Municipal de Alcochete e para a inauguração da exposição de fotografia “Rostos de Timor” de António Cotrim.
Comemoramos hoje seis anos de existência desta “Casa dos Sonhos”.
Foi assim que a baptizámos à nascença.
Inventámos para o nascimento desta biblioteca, um barco cheio de piratas, cheio de tesouros preciosos. E nesse dia 13 de Setembro de 2008 fizemo-nos ao mar, destemidos e ferozes, dispostos a encontrar outras paragens, outros navegantes, outros tesouros.
Hoje, fazemos a festa com estes “Rostos de Timor”.
Como esta é uma casa de palavras, para além das imagens quisemos trazer também as paisagens que as letras descrevem, as rotas que a linguagem desenha para nos ajudar a viajar.
Timor Leste – para nós que não conhecemos, trata-se de um território do domínio do imaginário. Tem nomes que evocam um exotismo exuberante como Tata-Mailau, como Ataúro, como Viqueque ou Suai-Loro. Somos transportados para o Mar de Timor de águas transparentes e paradisíacas mas perigosas onde o crocodilo é rei, ou melhor, deus. A ligação histórica que nos prende a esta metade de ilha no outro lado do mundo, traz-nos lembranças de massacres, de abandono e também de dias de esperança.
Como de facto não conhecemos Timor, dispusemo-nos a inventar um percurso através da voz de alguns autores que amaram aquela terra e aquelas gentes: Camões, Fernando Sylvan, Ruy Cinatti, Xanana Gusmão, Danilio Barros ou Sophia de Mello Breyner Andresen.
Convidamo-los então a embarcar rumo a uma terra desconhecida para a maior parte de nós: Timor-Leste.
Alcochete, 2014.09.13
Fotos
Quem faz o quê
Um espectáculo de Andante Associação Artística
Textos de Luís de Camões, Fernando Sylvan, Ruy Cinatti, Xanana Gusmão, Danilio Barros e Sophia de Mello Breyner Andresen.
Ditos por Cristina Paiva
Sonoplastia de Fernando Ladeira
Músicas recolhidas pelo projecto Tatoli ba Kultura
Meninos de Atecru captados por Margarida Botelho e Mário Rainha Campos