AS PALAVRAS VOADORAS
35 minutos – Crianças do ensino pré-escolar
Espectáculo de teatro para a infância sobre poesia de língua portuguesa, construído a partir de “As Coisas Melhores são Feitas no Ar”, mas dirigido a um público ainda mais jovem.
Pensado com a estrutura de um espectáculo de circo, em que os textos e a sua encenação vivem por si próprios como actos isolados, não em sequência e não os fazendo depender uns dos outros.
Fotos
Quem faz o quê
Textos de Manuel António Pina, Luísa Ducla Soares, José Paulo Paes, Eugénio de Andrade, Maria Alberta Menéres, Sylvia Orthof, Ricardo Benevides, Cecília Meireles, Papiano Carlos e Tossan.
Encenação: Carlos do Rosário e Andante
Selecção de textos: Joaquina Caeiro e Andante
Interpretação: Cristina Paiva e João Brás
Vozes infantis: Catarina, Joana, Lia, Martim e Tomás
Cenário e figurinos: Marta Carreiras
Música: Joaquim Coelho
Sonoplastia: Fernando Ladeira
Mestra de costura: Teresa Louro
Costureiras: Natália Ferreira e Palmira Abranches
Carpintaria: José Manuel Domingos
Espectáculo concebido a pedido da Fundação Calouste Gulbenkian para integrar o XV Encontro de Literatura para a Infância
Mais
Partindo do nosso espectáculo “As Coisas Melhores são feitas no Ar”, utilizando a poesia que se escreve em português, construímos “As Palavras Voadoras” onde as palavras são um instrumento lúdico. Um espectáculo onde, sem um fio narrativo convencional, as duas personagens se encontram e se relacionam através das palavras que percorrem o ar como se fossem seres que interferem com elas, levando-as a conhecer-se, a divertir-se, a aprender e apreender o mundo que as rodeia. Estas personagens vão aprender que as palavras são o melhor meio de transporte para voar.