A DE MOZART – 50 minutos
Público em geral
Fazer um espectáculo de poesia sobre Mozart é à partida um pressuposto estranho. Mozart foi um homem do universo da música e não das letras.
O que nos propomos, no entanto, é, a partir da música que ele compôs, falar sobre esse homem genial, não de forma didáctica ou documental, mas de uma forma poética. A partir desse legado físico (que é a música que ele deixou) e do que ela provoca em nós actualmente, este espectáculo tentará recriar esse universo humano que foi Wolfgang Amadeus Mozart, um homem do século XVIII, que desde criança respirava música; música a que dedicou toda a sua vida; como se via a si próprio e aos outros; os seus interesses e o ambiente que o rodeou; como se tornou maior que ele próprio através da sua obra e como ainda hoje a música de Mozart nos faz sorrir, sonhar, emocionar.
Fotos
Quem faz o quê
Textos: Joaquim Santos; Agostinho da Silva; Wolfgang Amadeus Mozart; Maria Alberta Menéres; Eugénio de Andrade; Cecília Meireles; Albano Martins; Mário Castrim; Matilde Rosa Araújo; João Pedro Mésseder; Álvaro de Campos; José Gomes Ferreira; David Mourão-Ferreira; Salman Rushdie; Nuno Júdice; Teolinda Gersão; Paul Verlaine; António Gedeão; Jorge Luis Borges; Sophia de Mello Breyner Andresen; Mario Quintana; Jorge de Sena; Manuel Bandeira; Ary dos Santos
Pesquisa: Cristina Paiva e Fernando Ladeira
Interpretação: Cristina Paiva
Sonoplastia: Fernando Ladeira
Luminótecnia: Ricardo Tavares
Música – Wolfgang Amadeus Mozart
Espectáculo concebido a pedido da Câmara Municipal de Alcochete