Quem somos

A Andante é uma companhia de teatro que tem como objectivo principal a promoção da leitura, a sedução de leitores. Transformamos livros de poesia, romances, contos, em espectáculos de teatro.

Integra o programa de itinerâncias culturais da Direção-Geral do Livro dos Arquivos e das Bibliotecas no âmbito dos objectivos do Plano Nacional de Leitura

Desde Setembro de 1999 que o nosso trabalho se tem desenvolvido dentro das bibliotecas procurando cativar e fidelizar novos públicos para a poesia, para a prosa e para o teatro.

Não se pode obrigar ninguém a gostar de ler. Mas pode-se tentar seduzir, pode-se partilhar o prazer da leitura, pode-se tentar quebrar preconceitos que relacionam directamente os livros, o teatro, a arte, a algo aborrecido e monótono. É isso que fazemos todos os dias: tentamos.

Este projecto tem no seu nome uma das nossas características mais fortes: ANDANTE. No dicionário, o que anda. É assim por opção nossa. Apesar de nos termos constituído perto de Lisboa (Alcochete), a capital não é o nosso palco principal. Talvez um certo espírito de “missão” e o prazer de descobrir novas realidades que pudessem enriquecer o nosso trabalho, nos tenham levado a uma opção primordialmente itinerante. Não o fazemos por circunstâncias de produção, fazemo-lo por opção.

O Município de Alcochete tem dado um apoio constante a nível logístico, a nível financeiro, ao nível do entendimento que tem tido da importância da Andante no concelho e também através dos desafios que nos tem lançado.

Não teria sido possível iniciar este projecto sem o apoio de outras duas instituições: o Instituto Português do Livro e das Bibliotecas (actual Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas) e a Fundação Calouste Gulbenkian. Foram elas que, desde o início, acreditando e apostando neste projecto, nos permitiram chegar às bibliotecas e assim chegar ao nosso público-alvo. Foi partindo dos espaços dedicados aos livros que o nosso trabalho cresceu e foi assim que à medida que as instituições nos foram conhecendo, foram solicitando cada vez mais a nossa presença.