À barca!

Quando:
24 de Janeiro de 2015@21:30_22:30
2015-01-24T21:30:00+00:00
2015-01-24T22:30:00+00:00
Onde:
Fórum Cultural de Alcochete
Alcochete
Portugal
Contacto:
Fórum Cultural de Alcochete


60 minutos – Público em geral

Os serviços culturais da C. M. de Alcochete lançaram-nos o desafio de em 2015 fazermos um espectáculo comemorativo dos 500 anos da atribuição de foral a Alcochete e Aldeia Galega.

Como é que um grupo de teatro que tem por missão a promoção da leitura se vê envolvido numa “empreitada” destas?
Metemos mãos à obra (literalmente), lemos o foral, procurámos saber um pouco mais, e perguntámo-nos o que é que um diploma legal que regula impostos, coimas, crimes… pode acrescentar ao nosso trabalho de promoção da leitura?
Naturalmente fomos encontrar-nos com os grandes cronistas, poetas, escritores, dramaturgos e músicos quinhentistas. Vamos continuar com o nosso trabalho de promoção da leitura, neste caso da literatura quinhentista. E não vamos sós. Vêm connosco os elementos dos vários Clubes de Leitura em Voz Alta que fomos formando ao longo dos anos, um grupo de músicos da Banda Filarmónica da Sociedade Imparcial 15 de Janeiro de 1898 de Alcochete, a companhia de dança contemporânea do Conservatório Regional de Artes do Montijo, o Grupo Folclórico de Danças e Cantares da Fonte da Senhora e ainda 25 alunos do 5º ano da Escola Dom Manuel de Alcochete. Dia 24 de Janeiro seremos cerca de 75 pessoas em cima do palco do Fórum Cultural de Alcochete.

Para além da celebração do Foral, queremos compreender, queremos reflectir e fazer reflectir sobre esse momento histórico particular. Queremos também divertir-nos e divertir quem vier ver-nos. E queremos, cada vez mais, que os nossos maiores sejam realmente celebrados e reconhecidos por todos: Camões, Sá de Miranda, Fernão Mendes Pinto, Gil Vicente, Damião de Góis…

E assim, depois de sermos desafiados, aqui fica o nosso desafio: “À barca, à barca senhores, houlá, que temos gentil maré!”