HISTÓRIA EM SALTO MORTAL
Aprendemos com os melhores escritores para a infância e juventude, o poder do absurdo, do mundo ao contrário. António Torrado, o autor que nos serviu de guia neste trabalho, com o seu sentido de humor especial, usou muito esse absurdo de linguagem e de situação.
No ano em que se comemoram 20 anos do Encontro de Literatura Infantil e Juvenil de Pombal, Caminhos de Leitura, e se inaugura, também em Pombal, o Observatório de Leitura, naturalmente fomos ao encontro dos textos de António Torrado, autor escolhido por este Observatório para a sua Menção Honrosa. Naturalmente procurámos textos de outros autores que desenvolveram também este estilo: Manuel António Pina, Luísa Ducla Soares, António Mota, João Pedro Mésseder e José Fanha.
Uma turma de quarto ano da Escola do Barrocal e a Escola de dança DanSpirit de Pombal, foi o modo encontrado para envolver a comunidade neste projecto. Foi com estes dois grupos que construímos este espectáculo onde as histórias que nos viram do avesso, saltam dos livros para desencadear uma fantasia, uma outra possibilidade de vida.
O Veado Florido de António Torrado , que serviu de inspiração à imagem do encontro e do observatório, é a história central. O valor da liberdade, a tragédia das tiranias, a beleza do mundo e a nossa capacidade para o ver e cuidar, ou não, saltam das vozes das crianças e dos corpos dos bailarinos para a nossa cabeça e para o nosso coração. É nosso dever ouvi-los, vê-los, compreendê-los e lutar por eles. Nem que seja de cabeça para baixo.
Vídeo
Quem faz o quê
Guião e direcção:
Cristina Paiva e Fernando Ladeira
Textos do espectáculo de abertura:
António Torrado, Manuel António Pina e Luísa Ducla Soares.
Textos da Feira do Livro:
António Mota, António Torrado, João Pedro Mésseder, José Fanha e Luísa Ducla Soares
Leituras:
Turma de 4º ano da Escola do Barroca da professora São Sumares
Afonso, Carminho, Carolina C, Carolina G, Eduarda, Eva, Francisca, Francisca S, Guilherme, Joana, Liane, Luana, Mara, Martim, Miguel, Salvador, Santiago, Sebastião, Violeta
Dança:
Academia DanSpirit das professoras Sofia Falcão e Rute Falcão
Cris, Diana, Inês, Lara F, Lara P, Margarida, Maria e Mariana
Música:
Claude Debussy, Igor Stravinsky e Sergei Rachmaninoff por Branford Marsalis
Desenho de som e luz, fotografia e vídeo:
Fernando Ladeira
Feito a convite do Município de Pombal, responsável pelo
Encontro de Literatura Infanto- Juvenil , Caminhos de Leitura.
Agradecemos à Sónia Fernandes, sem ela nada disto seria possível.
À Mafalda Milhões cuja maravilhosa imagem deste Encontro nos inspirou.
Agradecemos ainda à equipa do Teatro-Cine e da Biblioteca de Pombal, ao Agrupamento de Escolas de Pombal, à São Sumares e restantes professoras e funcionárias da Escola Básica do Barrocal, à equipa da DanSpirit e às famílias de todos os alunos envolvidos.
Para o António Torrado