À noite todos os gatos são pardais

À NOITE TODOS OS GATOS SÃO PARDAIS

Vídeo – 15 minutos

Feito a convite do Caminhos de Leitura – XVIII Encontro de Literatura Infanto-Juvenil de Pombal

Num tempo de pandemia em que as distâncias físicas ainda se mantêm, em que lugar ficam os livros e a leitura infantil e juvenil? Os caminhos traçados ao longo de 18 anos viram-se subitamente interrompidos.
Parámos. Respirámos. Pensámos.
O que andam as crianças a ler? Será que lêem de todo? Será que os ecrãs os levaram de vez deste universo leitor?
Perguntas. Inquietações. Daí partimos para construir com eles um universo cheio de letras onde se possa brincar de novo, onde se possa descobrir o som das pedras, o labor das formigas, a alegria da luta por assuntos importantes como a magia, os pássaros, os gatos.
O resultado vem em formato de vídeo como forma de ultrapassar as dificuldades actuais o que acarreta outras dificuldades: o público não tem a possibilidade de os conhecer ao vivo, como nós os conhecemos; não tem a possibilidade de os ouvir falar dos livros que lêem, nem de conhecer as suas personalidades vincadas, nem a sua generosidade, nem as suas bocas cheias de cerejas e as caras todas lambuzadas. Mas ficam com um toque que vos abrirá o apetite, acreditamos, para os virem a conhecer melhor, os nossos pardalitos.

Quem faz o quê

Guião e direcção: Cristina Paiva e Fernando Ladeira

Textos: António José Forte, António Maria Lisboa, Leo Cunha, Luísa Ducla Soares, Maria Alberta Menéres, Mário Quintana e Manuel António Pina

Leituras: Alexandre Marques, Francisco Rufino, João Loureiro, Leonor Caramonete, Leonor Laténs e Matilde Gomes

Agradecimentos: Equipa do Teatro-Cine de Pombal, Trelear – Laboratório de Leitura Sensorial e Teatral e professora São Sumares

Co-produção: Andante Associação Artística e Município de Pombal